Na manhã desta segunda-feira, 7 de abril, data em que se celebra o Dia do Jornalista, o Hospital Azambuja recebeu profissionais da comunicação de Brusque e região para o tradicional Café com a Imprensa. A ocasião foi marcada pela apresentação dos números expressivos de atendimentos realizados nos últimos anos, além da visita às obras da nova torre hospitalar, da Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON) e dos leitos SUS reformados — evidenciando a constante transformação da instituição que há 122 anos cuida da saúde da população.
A abertura dos trabalhos foi feita por Marcílio Ghislandi, 2º secretário da diretoria do hospital, que deu as boas-vindas aos participantes e agradeceu a presença de todos em nome do diretor administrativo, padre Nélio Roberto Schwanke, que não pôde estar presente por motivos de saúde. “Mesmo ausente fisicamente, o padre Nélio segue acompanhando de perto todos os avanços e projetos do hospital, e agradece o apoio da imprensa nesse caminho de crescimento”, destacou Marcílio.
O encontro reuniu lideranças do hospital, incluindo o vice-provedor Luciano Hang, o diretor técnico Dr. Eugênio José Paiva Maciel, o diretor clínico Dr. Giovanni Enrico Dias Favretto, o gestor hospitalar Gilberto Bastiani, o assistente eclesiástico Pe. Alvino Milani, além das gerências operacionais, administrativas e de atendimento.
Durante a recepção, Luciano Hang destacou o crescimento do Hospital Azambuja, hoje já consolidado como referência estadual e nacional. “Estamos fazendo uma revolução na saúde. Crescemos com qualidade. Hoje, o Azambuja é modelo não só em Santa Catarina, mas no Brasil. São 14 mil metros quadrados construídos, e vamos ampliar mais 7 mil. Temos 1.200 pessoas trabalhando aqui, entre médicos e funcionários”, pontuou.
Qualidade, estrutura e compromisso
O Hospital Azambuja é uma instituição filantrópica privada, presente em Brusque desde 1902. Atualmente, conta com 838 colaboradores e 362 médicos no corpo clínico e plantonistas. Só em 2024, foram realizados mais de 245 mil atendimentos, quase 19 mil cirurgias e mais de 288 mil exames de imagem.
O gestor hospitalar Gilberto Bastiani apresentou dados detalhados, os avanços conquistados e os novos projetos — entre eles a ampliação do pronto-socorro, a instalação da clínica de radioterapia, a reforma da copa e cozinha, e a aquisição de novos equipamentos de alta tecnologia, como um tomógrafo de 64 canais e um moderno aparelho de hemodinâmica, que chegam no início do segundo semestre.
Além dessas melhorias, o Hospital Azambuja tem como meta para 2025 a execução de importantes projetos de reforma e modernização nas áreas de Pronto Socorro, Ambulatório e Centro de Imagens. As propostas incluem a ampliação das salas de espera, o aumento no número de consultórios e leitos de observação adulto e pediátrico, a criação de leitos de isolamento, bem como melhorias nas áreas de circulação e infraestrutura de apoio. No Centro de Imagens, estão previstas a reforma da recepção, ampliação da área de exames e a criação do Espaço Mulher, garantindo mais conforto, privacidade e qualidade no atendimento à população.
Ainda em 2025, estão previstas a finalização das obras da nova torre do hospital, a reforma dos leitos destinados ao SUS e a ampliação da capacidade de internação, com novos leitos para atender à crescente demanda de pacientes.
Nesse contexto de transformação e investimentos, o Hospital Azambuja também deu início, recentemente, às cirurgias robóticas, marcando uma nova era da medicina na instituição. A chegada dessa tecnologia consolida o Azambuja entre os centros mais avançados em procedimentos minimamente invasivos e de alta precisão. Trata-se de um salto qualitativo na assistência à saúde, que oferece aos pacientes mais conforto, segurança e uma recuperação pós-operatória mais rápida.
Além disso, o hospital foi recentemente habilitado para a realização do TAVI (Implante Percutâneo de Válvula Aórtica) pelo SUS, sendo o segundo em Santa Catarina com essa autorização.
A luta por habilitação na oncologia
A oncologia também esteve entre os temas centrais. Dr. Eugênio reforçou a importância da habilitação da Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON): “Estamos crescendo com passos firmes e oferecendo medicina de qualidade. A neoplasia é a segunda maior causa de morte no Brasil. Precisamos levantar essa bandeira, porque o tempo é decisivo quando se trata de câncer”.
Luciano Hang também destacou a necessidade deste novo serviço no hospital, para atender à demanda da população, que há anos precisa desse tipo de tratamento. Ele ainda fez um pedido direto à imprensa: “Queremos que vocês sejam nossos aliados na divulgação da importância da UNACON e também na cobrança por esse credenciamento, que é vital para salvar vidas”, afirmou.
Dr. Giovanni compartilhou o apelo dos pacientes que aguardam por tratamento oncológico e a urgência de contar com essa habilitação para oferecer dignidade, cuidado e esperança a quem mais precisa.
Ele também enalteceu o fato de que os profissionais e equipes já estão contratados para atuar na oncologia — só falta o credenciamento para que o serviço entre em funcionamento.
Valorização da imprensa
O evento foi também uma oportunidade para valorizar o papel da imprensa regional na divulgação da saúde pública. Onze veículos de comunicação participaram do encontro, reforçando a importância da parceria entre hospital e sociedade.
“A imprensa nos ajuda a mostrar tudo que está sendo feito com tanto esforço por todos os profissionais que atuam aqui. Essa troca com vocês é fundamental”, destacou Marcílio Ghislandi.
O post Hospital Azambuja apresenta avanços e projetos em evento com a imprensa apareceu primeiro em Radio Clube 88,5 FM.