Unidades básicas de saúde estarão abertas das 8h às 17h e doses serão disponibilizadas para a população em geral
São João Batista realiza, no próximo sábado (10), o Dia D da Campanha de Vacinação contra a Gripe. Também a partir desta data, a imunização será ampliada para toda a população (exceto bebês com menos de seis meses de idade).
Todas as unidades básicas de saúde do município estarão abertas das 8h às 17h para facilitar o acesso à imunização. Além disso, as doses serão oferecidas, para pessoas com 12 anos ou mais, na Praça dos Sapateiros, das 15h às 18h, durante a feira “Nossa Terra, Nossas Mãos”.
A iniciativa integra a campanha nacional de combate à gripe e tem como meta vacinar pelo menos 90% de cada grupo considerado mais vulnerável. Desde o início da mobilização, em 7 de abril, a aplicação das doses tem sido focada nestes públicos. Com o avanço da campanha, a Secretaria Municipal de Saúde busca ampliar a cobertura e reduzir os riscos de agravamento da doença durante o outono e o inverno.
A vacina utilizada é trivalente, que protege contra os vírus influenza A (H1N1), A (H3N2) e influenza B — os principais em circulação no país. O imunizante também está disponível nas salas de vacinação das UBSs Centro, Jardim São Paulo e Novo Horizonte durante a semana, e em dias específicos nas demais unidades de saúde (confira os horários em https://sjbatista.sc.gov.br/campanha-de-vacinacao-contra-a-gripe-inicia-na-segunda-feira-07-em-sao-joao-batista/).
Segundo o secretário municipal de Saúde, Marcos Marcelino, o momento é crucial para frear a circulação dos vírus respiratórios. “Temos observado um aumento grande de síndromes respiratórias em todo o país, inclusive aqui em nosso Estado, onde Florianópolis inclusive já decretou situação de emergência. Diante deste cenário, reforçamos o alerta para que a população se proteja. E, a melhor forma para isso, é tomar a vacina, que previne casos graves, internações e mortes”, afirma.
A vacina da gripe pode ser administrada junto a outros imunizantes previstos no Calendário Nacional de Vacinação. Crianças que recebem a dose pela primeira vez devem tomar duas aplicações, com intervalo de 30 dias. A proteção se estabelece entre duas e três semanas após a aplicação.
Para receber o imunizante, é necessário apresentar CPF (ou Cartão do SUS) e a Carteira de Vacinação. Durante os atendimentos, também será efetuada a atualização das cadernetas.
O post São João Batista promove Dia D da Vacinação contra a Gripe no próximo sábado (10) apareceu primeiro em Radio Clube 88,5 FM.