A Polícia Civil, por meio da Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática da DEIC, em apoio à Delegacia de Repressão de Crimes Cibernéticos do Distrito Federal, cumpriu nesta quinta-feira (22/05) dois mandados de prisão e dois de busca e apreensão no âmbito de uma investigação que identificou a atuação de um grupo criminoso que vitimou pelo menos seis pessoas no Distrito Federal.
A operação foi rrealizada também nos municípios de São João Batista e Tijucas, no Vale do Rio Tijucas, onde foram localizados os alvos investigados.
Segundo a investigação, os suspeitos utilizavam perfis falsos em redes sociais para se aproximar das vítimas e iniciar relacionamentos virtuais. A partir da troca de mensagens, os criminosos obtinham fotos e vídeos íntimos e, posteriormente, passavam a extorquir as vítimas, exigindo dinheiro sob ameaça de divulgação do material.
Durante as diligências, foram apreendidos dispositivos eletrônicos, quantias em dinheiro, um veículo e uma motocicleta que teriam sido usados pelo grupo criminoso.
A operação é parte dos esforços conjuntos das polícias civis para combater crimes cibernéticos que utilizam engenharia social e manipulação emocional para obtenção de vantagens ilícitas.
Polícia Civil de Santa Catarina
O post Polícia Civil, por meio da DEIC, desarticula grupo que extorquia vítimas com perfis falsos apareceu primeiro em Radio Clube 88,5 FM.