O primeiro dia de provas do Enem 2024, realizado neste domingo, 03 de novembro, reuniu milhares de estudantes em busca de uma vaga no ensino superior, em Tijcuas. Nesta primeira fase, os participantes responderam a questões de Linguagens e Ciências Humanas, além de redigirem uma redação com o tema “Desafios para a valorização da herança africana no Brasil”.
No colégio Cruz e Souza, foi registrado um número grande de estudantes, que chegaram próximo ao horário do fechamento dos portões, às 13h, mas não houve nenhum atraso. Na Univali o movimento foi mais tranquilo.
Em Santa Catarina, o número de inscritos chegou a 94.903. Dentre esses, 29,8% (28.341) são estudantes que já concluíram o ensino médio. Além deles, 21.746 inscrições foram feitas por alunos do 1º ou 2º ano do ensino médio, enquanto 388 candidatos, conhecidos como treineiros, são aqueles que ainda não concluíram a educação básica, mas optaram por realizar o exame como forma de teste de seus conhecimentos.
O Enem prosseguirá com a segunda etapa no dia 10 de novembro, onde os candidatos enfrentarão 45 questões de Matemática e 45 de Ciências da Natureza. O desempenho neste exame é crucial para aqueles que almejam ingressar em universidades e institutos de educação superior em todo o Brasil.