A Associação dos Pais e Amigos do Autista (AMA) de Tijucas inaugurou na última segunda-feira, dia 18 de novembro, um novo espaço dedicado ao desenvolvimento sensorial de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O “Jardim Sensorial” foi idealizado para oferecer estímulos aos cinco sentidos — tato, audição, visão, paladar e olfato — com o objetivo de auxiliar no processo de aprendizagem e adaptação das crianças, que muitas vezes apresentam sensibilidades e alterações nas percepções sensoriais.
Fotos: VipSocial/Divulgação
A presidente da AMA, Lucilene Simas Machado Campos, explicou que o projeto foi possível graças ao apoio financeiro do Sicredi, que selecionou a associação para receber um valor destinado a projetos sociais por meio de seu fundo de apoio.
Nós recebemos um valor do Sicredi que ajuda a implementar iniciativas como esta. O Jardim Sensorial foi escolhido para trabalhar com os estímulos sensoriais que são tão importantes para os nossos alunos.”
Lucilene Simas Machado Campos, presidente da AMA
O espaço foi projetado com base em conceitos da pedagogia Montessori, que prioriza a liberdade, autonomia e a aprendizagem através da curiosidade e investigação.
Autistas, muitas vezes, têm o processamento sensorial prejudicado, o que pode gerar uma maior sensibilidade a estímulos como sons, texturas e cheiros. O jardim foi criado para trabalhar esses aspectos de maneira controlada e positiva.”
Amanda Pacheco Beck, psicomotricista da AMA
O projeto busca proporcionar um ambiente acolhedor, seguro e terapêutico, onde as crianças possam explorar de forma livre e sensorial diferentes texturas, sons e estímulos visuais, criando uma conexão mais harmoniosa com o mundo ao seu redor.
O mundo autista é muito sensorial, e o jardim se torna um local confortável e tranquilo para que eles possam vivenciar nosso mundo de uma forma mais tranquila.”
Tauana Minozzo, psicóloga da associação
A AMA investe em métodos terapêuticos inovadores para garantir o melhor desenvolvimento das crianças com autismo da região. O novo espaço promete ser um marco no tratamento e educação de crianças com TEA em Tijucas, promovendo não apenas a integração sensorial, mas também o bem-estar e a qualidade de vida dos pequenos.